25 setembro 2011

Encontro/assembleia arciprestal das OOV

clique na imagem para ver em pormenor

80 anos do Colégio da Cerdeira


No próximo dia 1 de Outubro de 2011 o "Colégio da Cerdeira", Escola Regional Dr José Dinis da Fonseca, outrora de internato feminino e agora também com internato masculino, comemora os seus 80 anos. Oito décadas ao serviço da educação entre os mais desfavorecidos e de todos os que quiseram e continuar a querer frequentar a Instituição. Assim, o Colégio abre as suas portas para os antigos e atuais alunos.PROGRAMA

09:30/10:00H - Receção e digressão pelas instalações

11:00H - Eucaristia, presidida pelo Ex.mo e Rev.mo Sr D. Manuel Felício

12:30H - Almoço convívio

14:30H - Sessão solene

17:00H - Despedida

Se foste e és aluno/a do Colégio,
vem encontrar as caras conhecidas e lembrar os tempos antigos e atuais.

24 setembro 2011

Conselho Pastoral Arciprestal

ARCIPRESTADO DO ROCHOSO

VI CONSELHO PASTORAL ARCIPRESTAL

O Conselho Pastoral Arciprestal, na representação das 21 paróquias do arciprestado, da Liga dos Servos de Jesus e de membros diretamente designados pelo arcipreste, fica convocado para dia 02 de Outubro de 2011, às 14h30m, no Salão Paroquial do Rochoso.


Agenda:

1. Análise das atividades do ano pastoral 2010/2011 e ponto de vista de cada paróquia sobre o estado de cada uma (religioso e social)

(para este ponto pede-se aos representantes de cada paróquia que estejam preparados para dizer algumas palavras.)

2. Conforme pedido do Bispo da Diocese, D. Manuel Felício, o Conselho Pastoral Arciprestal deve pronunciar-se sobre:

a) existência de programa comum a todas as paróquias, sobretudo no que diz respeito a formação cristã e catequese;

b) reflexão sobre os serviços que se devem concentrar na figura do pároco e nos que devem ser confiados aos diáconos e leigos: por exemplo Ministros extraordinários da comunhão, ministros extraordinários das exéquias, ministros para presidirem a procissões, entre outros.

c) pronunciar-se sobre a distribuição pelo conjunto de paróquias envolvidas dos serviços da celebração da Fé, liturgicos e não liturgicos; a formação da Fé; a catequese; a preparação dos sacramentos; o atendimento a pessoas que não se podem deslocar, entre outros.


3. Apresentação de propostas de actividades para o Arciprestado (no conjunto das suas 21 paróquias) para o ano pastoral 2011/2012 e diálogo sobre formas de viver o Ano dedicado ao Evangelista S. Marcos.


Durante esta semana, os representantes de cada paróquia ao Conselho Pastoral Arciprestal, poderão estar junto de pessoas da sua paróquia e recolher dados e informações que sejam relevantes para pôr em comum com todo o Conselho.

Na certeza de que o Senhor nos acompanha e que sob o espírito do mês das Missões que estamos prestes a iniciar, peço ao Senhor que a todos nos ilumine e faça das nossas vidas e deste conselho, uma missão para desbravar caminhos na nossa Igreja Arciprestal.

Vila Fernando, 23 de Setembro de 2011

Memória de Nossa Senhora das Mercês.


Pe Ângelo Miguel Nabais Martins, Arcipreste

20 setembro 2011

VII Jornada da Pastoral Familiar, Diocese da Guarda


No dia 1 de Outubro, o Secretariado da Pastoral Familiar, da Diocese da Guarda, vai realizar a VII Jornada da Pastoral Familiar. A iniciativa, que terá lugar no Centro apostólico D. João de Oliveira matos, na Guarda, pretende promover alguma reflexão sobre a família e os desafios da sociedade actual.

Bagão Félix fará uma reflexão sobre a situação económico-financeira das famílias, e o casal Ângelo e Maria Artur (Porto) falará sobre a necessidade e a importância da criação de pequenas equipas de Pastoral Familiar, a nível local, para uma maior coordenação de toda a actividade pastoral, referente à família, na Diocese da Guarda.

O programa começa às 9.30 horas com o acolhimento, a que se seguirá a Oração Inicial e abertura dos trabalhos (10.00 horas). Às 10.30 horas, terá lugar a Conferência “ Família, Dinheiro e Solidariedade”, com Bagão Félix. A partir da 14.30 horas, casal Ângelo e Maria Artur abordará o tema “ Necessidade e importância das equipas da Pastoral Familiar, a nível local”

Os trabalhos encerram, às 16.00 horas, com Eucaristia, presidida por D. Manuel Felício, Bispo da Guarda.

Os participantes que desejarem almoçar no Centro Apostólico devem inscrever-se até ao dia 28 de Setembro (271-213610). O preço da inscrição com almoço é de 20 euros por casal e 10 euros por pessoa individual, e sem almoço 5 euros.

19 setembro 2011

Jornadas Marianas 2011

8 DE OUTUBRO DE 2011
Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos - Guarda


SANTÍSSIMA TRINDADE
ADORO-VOS PROFUNDAMENTE

Adorar a Trindade é o acto de culto mais belo, mais
grandioso, mais sublime da nossa oração e da nossa fé.
Adorar a Trindade é toda a nossa vocação cristã. Temos
a Trindade dentro de nós, somos templos da Trindade.
Ela nos habita, quer estabelecer comunhão connosco, até
nos fazer chegar à união perfeita do amor. Os nossos actos
de adoração nos abrem a alma e o coração à Santíssima
Trindade. Ficamos n’Ela e Ela em nós, na comunhão
mais plena e mais amorosa.
O nosso Deus é Família, é Família divina, amorperfeito
com três pétalas: Pai, Filho e Espírito Santo.
Esta Família divina é modelo da Igreja como comunhão,
modelo da família como “igreja doméstica”, modelo
da humanidade que deve ver o amor, a paz, a justiça, a
verdade. Todos encontramos na Trindade, desde a paróquia
à comunidade religiosa, aos movimentos de apostolado,
o modelo da unidade, da comunhão, do amor
mútuo. (Pe. Dário Pedroso, S. J.)

OBJECTIVOS
Tornar-mo-nos Adoradores de Jesus na Eucaristia ao jeito dos Pastorinhos

UM CONVITE!
O intenso amor que os Pastorinhos manifestavam por Jesus Escondido no Sacrário, é um convite a fazermos da Eucaristia o centro da nossa vida.

UM APELO!
- a levarmos as crianças das nossas catequeses e das nossas famílias
a imitar o Francisco e a Jacinta;
- a fazermos com elas momentos de oração, reparação, louvor e
ação de graças;
- a ensiná-las e ser adoradores de Jesus na Eucaristia, em espírito e
verdade
DESTINATÁRIOS
Párocos Associados do Movimento da Mensagem de Fátima, Pais, Catequistas, Educadores, Peregrinos a pé, Todos os desejosos de viverem a Mensagem de Fátima.

Programa
09,30 h. - Acolhimento
10,00 h. - Oração do Anjo: Meu Deus eu creio, adoro, espero e Amo-Vos...—Sentido teológico e espiritual
Pe. Dário Pedroso S. J.
11,00 h. - Oração à Santíssima Trindade: Santíssima Trindade, adoro-Vos profundamente... —Sentido teológico e espiritual
+ D. Manuel Felício, Bispo da Guarda
12,00 h. - Adoração a Jesus Eucaristia Orientação - Pe. Dário Pedroso, S. J.
13,00 h. - Almoço
14,30 h. - Ensinamentos do Anjo, Pe. Dário Pedroso, S. J.
15,30 h. - Apelos do Anjo, Pe. Dário Pedroso, S. J.
17,00 h. - Eucaristia - Preside D. Manuel Felício, Bispo da Guarda

10 setembro 2011

Contributo Paroquial 2011

CONGRUA / Contributo Paroquial 2011

Como tem sido habitual, nos últimos cinco anos, o contributo dos cristãos desta paróquia para a sustentação do pároco e necessidades da paróquia, realiza-se durante o mês de Setembro e Outubro.


Para que serve a Congrua/Contributo Paroquial?

1. É a forma habitual e regular de prover às necessidades da Igreja local (paroquial), aplicando-se no necessário para o culto divino, para o apostolado (catequese e outros), para o exercício da caridade e para a sustentação do pároco. A Igreja sugere que seja a partilha do valor de um dia do rendimento do seu agregado familiar. Mas cada um é que sabe de si!

2. Como Fazer? Colocar o seu contributo dentro de um dos envelopes que estão disponíveis na Igreja Paroquial e entregar diretamente ao pároco ou colocar no cesto aquando do ofertório durante a Eucaristia.

  1. A organização económica da paróquia assenta na côngrua, nas ofertas extraordinárias por ocasião dos baptizados e casamentos das famílias que lá residem, nos ofertórios das Missas, nas receitas das mordomias e festas religiosas e outros donativos.
  2. Os residentes/cristãos escasseiam. As necessidades da Igreja mantêm-se as mesmas. Poucos se sentem em si o dever de consciência de dar o seu contributo para a paróquia/a côngrua; quase não há baptizados nem casamentos. E as assembleias das Missas dominicais e semanais são reduzidas. Mas é importante não esquecer que as despesas são acrescidas: não tendo paroquianos residentes, os voluntários escasseiam; as igrejas são antigas, com grandes despesas de conservação (como foi o caso ainda este ano); são igrejas abertas, com despesas elevadas de electricidade, gás, etc.
  3. Em Portugal, e na nossa Diocese da Guarda, quem sustenta a Igreja é a generosidade dos fiéis. Por isso é que o contributo dos fiéis é importante.