10 setembro 2011

Contributo Paroquial 2011

CONGRUA / Contributo Paroquial 2011

Como tem sido habitual, nos últimos cinco anos, o contributo dos cristãos desta paróquia para a sustentação do pároco e necessidades da paróquia, realiza-se durante o mês de Setembro e Outubro.


Para que serve a Congrua/Contributo Paroquial?

1. É a forma habitual e regular de prover às necessidades da Igreja local (paroquial), aplicando-se no necessário para o culto divino, para o apostolado (catequese e outros), para o exercício da caridade e para a sustentação do pároco. A Igreja sugere que seja a partilha do valor de um dia do rendimento do seu agregado familiar. Mas cada um é que sabe de si!

2. Como Fazer? Colocar o seu contributo dentro de um dos envelopes que estão disponíveis na Igreja Paroquial e entregar diretamente ao pároco ou colocar no cesto aquando do ofertório durante a Eucaristia.

  1. A organização económica da paróquia assenta na côngrua, nas ofertas extraordinárias por ocasião dos baptizados e casamentos das famílias que lá residem, nos ofertórios das Missas, nas receitas das mordomias e festas religiosas e outros donativos.
  2. Os residentes/cristãos escasseiam. As necessidades da Igreja mantêm-se as mesmas. Poucos se sentem em si o dever de consciência de dar o seu contributo para a paróquia/a côngrua; quase não há baptizados nem casamentos. E as assembleias das Missas dominicais e semanais são reduzidas. Mas é importante não esquecer que as despesas são acrescidas: não tendo paroquianos residentes, os voluntários escasseiam; as igrejas são antigas, com grandes despesas de conservação (como foi o caso ainda este ano); são igrejas abertas, com despesas elevadas de electricidade, gás, etc.
  3. Em Portugal, e na nossa Diocese da Guarda, quem sustenta a Igreja é a generosidade dos fiéis. Por isso é que o contributo dos fiéis é importante.

Sem comentários: