18 novembro 2009

Ainda a celebração Arciprestal do Ano Sacerdotal







Encontro de Evangelização na Guarda - Canção Nova

Tema: «Eu sou o Bom Pastor,
conheço as minhas ovelhas
e as minhas ovelhas conhecem-me
»
(Jo 10, 14)

Centro Apostólico S. João de Oliveira Matos
Guarda

01 Dezembro 2009

09h00m-19h00m
Programa
09h00m - Acolhimento
09h45m - Ensinamento
10h45m - Intervalo
11h15m - Adoração
12h30m - Almoço
14h15m - Cânticos de Louvor
14h45m - Terço da Misericórdia
15h15m - Ensinamento
16h15m - Intervalo
16h45m - Oração
17h30m - Preparação para a Santa Missa
18h00m - Santa Missa

Contactos: 271 105 428 91 481 54 23 96 797 55 40

Celebração Arciprestal do Ano Sacerdotal

Celebração do Ano Sacerdotal do Arciprestado do Rochoso
No passado Domingo, dia 15, o Arciprestado do Rochoso juntou as suas comunidades cristãs numa única celebração para marcar o Ano Sacerdotal, de modo particular, através da memória de todos os padres que já serviram as suas 21 comunidades até ao momento presente. Na sua totalidade foram 87 sacerdotes que desde 1910 estiveram ao serviço das paróquias deste arciprestado.
Às 15h30m já estavam cerca de cinco centenas de pessoas a preencher todos os espaços do Ginásio do Colégio do Rochoso. Nesta celebração, presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício lembrou no início da homilia que estavam ali reunidos “os colaboradores directos, não dos párocos, mas de Cristo” sendo esta colaboração “um chamamento do Mestre a colaborar na sua Obra. É uma colaboração diferente da minha, e dos vossos párocos, mas é colaboração dada a Cristo que nos chama para motivarmos o seu povo a percorrer os caminhos da história em direcção à meta que é o Reino de Deus.” Lembrando as palavras da Carta aos Hebreus o bispo da Guarda diz que ”Jesus vem-nos dizer que só há uma sacrifício que agrada a Deus que é a oferta da própria vida: ao Senhor para o louvar e aos irmãos para os servir.” Nas palavras finais da homília fala da importância de fazer memória daqueles que foram os párocos de todas as comunidades alguns que se encontravam na celebração e dos outros que já “partiram”, dando o agradecimento ao Senhor pelas suas vidas dedicadas às paróquias que lhes foram confiadas. Terminou a homilia fazendo memória das palavras do Santo Padre:” que nós padres sejamos cada dia mais padres, sendo mais padres segundo o coração de Cristo,… a vossa oração é fundamental para que isto aconteça. (…) Atenção especial à relação do ministério ordenado com os outros ministérios, pois o Senhor não entregou só a nós padres a condução e o serviço das comunidades, Ele entregou a responsabilidade de animar na fé estas comunidades a estes corpos de ministérios, e um corpo é uma realidade organizada que tem uma cabeça e que tem outros membros. O Senhor entregou a todos nós a responsabilidade de organizar as comunidades e por isso já lá vai o tempo em que o padre fazia tudo. A sua obrigação é liderar, acompanhar e ajudar o grupo dos que fazem a fazer sempre melhor para irem mais longe. (…) Este ano sacerdotal tem de ser um ano especial para a promoção das vocações sacerdotais. (…) Terminamos hoje a Semana dos Seminários e nela quisemos lembrar o espaço onde se preparam os futuros padres e o âmbito onde se lançam as propostas, se lançam as chamadas para engrossar o número dos candidatos. O Seminário tem de ser uma palavra viva, o espaço onde faz eco a Palavra de Deus para convidar, preparar e enviar quem há-de prestar este importante serviço do ministério ordenado. (…) Peço a bênção do Senhor para todos e cada um de vós e para as comunidades que representais, dou-lh’E graças pelos sacerdotes párocos que presidiram a estas paróquias ao longo dos últimos anos e convosco lhe dirijo uma prece para que nós padres estejamos à altura da responsabilidade do momento e sejamos cada vez mais padres segundo o coração de Cristo.”
Nas paredes do lugar da celebração estavam colocadas as listas, por paróquia, com o nome de todos os párocos até ao dia de hoje. No ofertório foram trazidos junto do altar os pergaminhos que lembram, por paróquia, os sacerdotes que já serviram o Arciprestado. A celebração terminou com a Consagração ao Sagrado Coração de Jesus.

14 novembro 2009

Magusto da catequese 2009


Hoje, dia 14, a catequese da nossa paróquia juntou-se depois da lição para fazer o seu magusto. Estiveram também presentes alguns familiares a amigos. Estava difícil assar as castanhas, mas fomos capazes e sobraram. As crianças e os adolescentes estavam mais interessados nos bolos e batatas fritas,... mas ainda houve tem para brincar com muitos balões e nos "enfarruscarmos" uns aos outros... fica uma parte da reportagem fotográfica!



10 novembro 2009

Bispo da Guarda esteve com os agentes pastorais entregues ao Pe Ângelo




No âmbito do Ano Sacerdotal, D. Manuel Felício, está a visitar os párocos no seu lugar de residência para conhecer mais de perto a realidade local de cada um. Dialoga sobre o dia-a-dia, as inquietações e necessidades do padre, rezam em conjunto e fazem uma oração em cada uma das Igrejas Paroquiais. Foi o que bispo da Guarda fez na passada tarde de sexta-feira, dia 6 de Novembro, com o Pe Ângelo Martins. A Eucaristia da festa do novo Santo português, S. Nuno de Santa Maria, foi em Vila Fernando e muitos e muitas agentes pastorais também celebraram a memória do Santo. Após a celebração dirigiram-se para o Salão Paroquial de Vila Fernando onde D. Manuel Felício onde mais de nove dezenas de pessoas compuseram a assembleia (Comissões Fabriqueiras, Catequistas, Irmandades, Mordomias da Igreja e de festas, Grupos Corais,…). Por ser o aniversário natalício do Sr. Bispo todos lhe manifestaram pública e particularmente o seu carinho e afecto: na Eucaristia cantando Senhor, Tu fixaste os meus olhos, ternamente meu nome disseste, e após a reunião com os tradicionais parabéns.

Na próxima quinta-feira o Sr. Bispo vai estar com o Pe António Coelho e vai reunir com os seus agentes pastorais às 20h00m no Salão Paroquial do Rochoso e na sexta-feira, a partir das 16h00m vai estar com o Pe Júlio Pedroso.

Domingo, dia 15 de Novembro, será o dia da Celebração Arciprestal do Ano Sacerdotal às 15h30m no Ginásio do Colégio do Rochoso. Todos estão convocados a estarem presentes nesta celebração à qual preside o Bispo da Guarda e que também terá a presença de alguns dos anteriores párocos do Arciprestado.

02 novembro 2009

D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, vai estar em Vila Fernando

clique na imagem para obter pormenor