11 agosto 2009

PEREGRINAÇÃO AO CRISTO-REI


Para marcar o início do Novo Ano Pastoral e Ano Lectivo 2009/2010, os sacerdotes do Arciprestado do Rochoso acharam por bem propor a todos os cristãos uma

PEREGRINAÇÃO ARCIPRESTAL

AO SANTUÁRIO DE CRISTO-REI

EM ALMADA

Está marcada para o próximo dia 26 de Setembro, sábado.

Quem quiser efectuar a sua inscrição deve ir ao encontro do pároco no final das celebrações.


Para saber um pouco mais...

Celebrar o Coração de Cristo Rei é entrar numa história maravilhosa do amor de Deus pela Igreja e pela Humanidade. É importante ver como grandes santos e santas também contribuíram para esta história. Não menos importante é ir à Bíblia e encontrar as raízes da devoção ao Coração de Jesus e ouvir e meditar a palavras dos Papas acerca desta devoção e deste culto.

O Coração de Cristo Redentor, trespassado pela lança do soldado na tarde de Sexta-Feira Santa, e mostrado a Tomé na aparição de Domingo de Pascoela é algo extraordinário, pois é o símbolo do amor de Deus pela humanidade. Falar de Coração de Jesus é falar da sua Pessoa divina, que nos amou com todo o amor divino, todo o amor trinitário, e com todo o amor humano, pois Ele é Filho de Maria de Nazaré, verdadeiro homem. Trata-se, de facto, de contemplar o amor do Pai revelado no Coração de Jesus. Trata-se de contemplar cada cena do Evangelho e perceber que é Ele que ama, cura, perdoa, alimenta, dá a vida por todos. Deus é Amor, Deus é Coração, Deus Pai revela-Se no Coração de seu Filho.
O Papa Bento XVI, na sua primeira encíclica, “Deus é Amor”, cita por três vezes o Coração trespassado. Ele é a fonte da vida e do amor, da graça e da santidade, da paz e da alegria, da misericórdia e da união divina com o amor trinitário. Falar de Coração de Jesus é falar de Jesus que nos ama com todo o amor, é falar do Coração do Deus, e do Homem Jesus, Verbo do Pai e Filho de Maria. N’Ele, no seu Coração, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe, estão todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Ele é abismo de todas as virtudes e oceano de todas as graças. É braseiro de amor que quer incendiar o mundo inteiro, o coração de cada homem e de cada mulher.

A devoção ao Coração de Jesus não é velharia de antigamente. Tem hoje toda a sua actualidade, pois estamos a falar do amor trinitário, de Deus que é Coração. Daí a necessidade duma evangelização a partir do coração, desse símbolo maravilhoso do amor. Daí a necessidade de uma catequese bíblica sobre o Coração de Jesus. Dai a urgência em contemplá-Lo, em louvá-Lo, em repará-Lo dos pecados do mundo. O Monumento a Cristo Rei tem a graça, tem a honra de ter como missão mostrar mais e mais ao mundo o mistério deste Coração de Cristo redentor. Mostrar e ajudar a que todos O amem, O venerem, O adorem, O louvem, O reparem dos inúmeros pecados do mundo. A devoção ao Coração de Jesus é a devoção ao Amor, a Deus que é Amor. Que grande espiritualidade tem este Santuário!!! Que dom e que graça Deus e a Igreja lhe concederam: ser sinal visível do amor e dar a conhecer o Coração que nos ama com amor infinito a todos os que o visitam, colocando-os no Seu Coração e incendiando-os no Seu amor, tornando cada peregrino apóstolo da esperança.