23 julho 2007

Somos dignos de ser chamados cristãos?


Um simples desafio para a consciência de cada um: sou digno de ser chamado cristão? Será que esta questão é despropositada ou, pelo contrário, torna-se cada vez mais pertinente?

O que é um cristão? É aquele que vai à missa todos os domingos? É o que reza o rosário todos os dias? É a pessoa que se lembra de Deus quando precisa? É quem se quer aproximar dos sacramentos pela razão do “sempre assim foi” ou então do “parece mal”? Será cristão aquele que remete a sua fé para segundo plano: hoje não rezei nada porque não tive tempo! Será cristão aquele que diz: “confesso-me directamente a Deus”? Afinal de contas: o que é ser cristão?

«Quem der de beber um copo de água fresca a um destes pequeninos por sua condição de discípulo, eu vos asseguro que não perderá sua recompensa» (Mt 10, 42). Ser cristão é ser discípulo de Jesus! Ser discípulo na vida, na fé, nos gestos, nas atitudes e nas palavras. Ser discípulo de Jesus é participar na vida da comunidade, é tornar pessoais os problemas que estão na casa do vizinho. Ser discíplulo de Jesus é ler, ouvir, reflectir, compreender e viver a Palavra de Deus. Ser discípulo de Jesus é viver a Ceia do Senhor com entusiasmo, alegria e de modo participativo. Ser discípulo de Jesus é contribuir para o crescimento de todos, trazendo sempre consigo um copo de água fresca , guardando-o como um tesouro preciosíssimo. Sendo assim, já estaremos no caminho para sermos dignamente chamados de cristãos. Que testemunho de cristão daremos se vivemos a fé como uma obrigação, com tristeza ou como um “fardo” por tradição?

Deus faz milagres em nós todos os dias: desde o nascer ao pôr-do-sol a vida e tudo o que nos envolve é o grande milagre que Ele nos oferece. Aproveitemos este milagre que Deus nos dá, é já um “pedacinho de céu”!

O mundo precisa de cristãos mais comprometidos. Cristãos que querem assumir de alma e coração o ser discípulo de Jesus. É certo que somos humanos e por isso temos as nossas fraquezas e vamos errando, mas é importante nunca desistir e não baixar os braços. Ser cristão é ser discípulo de Jesus em todas as dimensões que a palavra “discípulo” pede, exige e trás em si mesma.

03 julho 2007