29 março 2007

Domingo de Ramos


Benção dos Ramos
e
EUCARISTIA

12h30m

19 março 2007

para reflectir...

A Quaresma continua...

No meio da Quaresma é o momento ideal para pensarmos o que já fomos fazendo para progredir na nossa conversão a Deus e para sermos mais santos.

Eis o tempo favorável para a nossa salvação, ou seja, é o momento para lermos mais a palavra de Deus, a escutarmos dentro de nós mesmos e levá-la para a nossa vida. Já o tentaste ou conseguiste fazer?

Eis o tempo favorável para a nossa salvação, ou seja, é o momento da nossa reconciliação com o mundo e com Deus. Que passos de perdão já tentaste ou conseguiste dar?

Eis o tempo favorável para a nossa salvação, ou seja, é o momento para nos entregarmos mais à oração e à intimidade com Deus. Como é a minha oração desde o início desta Quaresma, continua na mesma ou já melhorou?

Eis o tempo favorável para a nossa salvação, ou seja, é o momento em que somos convidados a partilhar, a renunciar e a abstermo-nos das coisas mais supérfulas e desnecessárias do dia-a-dia. Já renunciaste e partilhaste?

Um simples balanço que vos convido a fazer e que eu próprio também faço a meio desta Quaresma. Se ainda não tentámos e nem conseguimos fazer nada para alcaçar a salvação, ainda podemos tentar e conseguir!!!!!! Estamos quase a celebrar a Ressurreição de Jesus. Seria muito bom fazê-lo de coração e alma limpos e puros. Se tentarmos, já conseguiremos alguma coisa.

para o mês de Abril...

04 março 2007

Retiro/Encontro Arciprestal de Jovens




O retiro terá a orientação do Pe Luís Campos.
Vai e leva um amigo... Vais ver que vale a pena!...
Já agora, leva também alguma coisa para almoçares por lá!!!

Confissões Quaresmais

Nas paróquias confiadas ao Pe Ângelo Miguel, as confissões ficarão assim distribuídas ao longo da Quaresma:

Dia 9 de Março, Sexta-feira - 18h00m - Vila Fernando
Durante o tempo de confissões o Santíssimo Sacramento estará exposto e no final será celebrada Eucaristia
Dia 10 de Março, Sábado - 17h00m - Carvalhal Meão
Depois de um espaço aberto a confissões, será celebrada Eucaristia de vespertina
Dia 13 de Março, Terça-feira - 09h00m - Adão
Exposição do Santíssimo (Sagrado Lausperene) e espaço para confissões
Dia 15 de Março, Quinta-feira - 18h00m - Albardo
Durante o tempo de confissões o Santíssimo Sacramento estará exposto e no final será celebrada Eucaristia
Dia 16 de Março, Sexta-feira - 18h30m - Castanheira
Durante o tempo de confissões o Santíssimo Sacramento estará exposto e no final será celebrada Eucaristia
Dia 22 de Março, Quinta-feira - 19h00m - Casal de Cinza
Durante o tempo de confissões o Santíssimo Sacramento estará exposto e no final será celebrada Eucaristia
Dia 23 de Março, Sexta-feira - 18h30m - Vila Garcia
Durante o tempo de confissões o Santíssimo Sacramento estará exposto e no final será celebrada Eucaristia
Dia 29 de Março, Quinta-feira - 19h00m - Monteiros
Depois de um espaço aberto a confissões, será celebrada Eucaristia
Dia 30 de Março, Sexta-feira - 18h30m - Gagos
Depois de um espaço aberto a confissões, será celebrada Eucaristia

Bíblia ONLINE

Os Capuchinhos apresentam na sua página oficial na Internet (www.capuchinhos.org) a WikiBíblia, que disponibiliza aos visitantes o texto completo do Novo Testamento e vários comentários à Escritura. Em breve, estará disponível o texto do Antigo Testamento.
Com a publicação da WikiBíblia, Bíblia Sagrada na Internet, acreditamos estar a dar mais um passo para que a Palavra de Deus esteja acessível a todos", referem os Capuchinhos, responsáveis por boa parte da dinamização bíblica no país, com destaque para o trabalho feito desde 955, com a fundação da Difusora Bíblica e da revista Bíblica.
Embora os textos da Bíblia Sagrada e respectivas notas e introduções não possam ser alterados, no futuro, poderão, eventualmente, ser enriquecidos com imagens, mapas, esquemas ou mesmo artigos de apoio e estudo feitos individual ou colectivamente por pessoas convidadas.

Comunicado final do Conselho Presbiteral

Conselho Presbíteral da Diocese da Guarda

No dia 9 de Fevereiro de 2007, reuniu, no Seminário Maior da Guarda, o Conselho Presbíteral, havendo a destacar os seguintes pontos:

1. Que os diversos Arciprestados apresentem propostas de Unidades Pastorais ainda durante o ano corrente; e que haja uma articulação da catequese a nível das mesmas, aproveitando, sempre que possível, os novos núcleos escolares;

2. Compendiar um conjunto de critérios pastorais sobre os Sacramentos da Iniciação Cristã. Este trabalho será preparado por uma comissão nomeada para o efeito;

3. Uma distribuição mais equilibrada da celebração da Eucaristia por todas as paróquias e que os horários das mesmas, na medida do possível, sejam conhecidos, para facilitar a deslocação das pessoas aos lugares das celebrações.

4. Equacionar a necessidade de instituir novos ministérios, nomeadamente o de catequista e o de ministro extraordinário das exéquias.

5. Que a renúncia quaresmal reverta a favor de alguma instituição diocesana de apoio à vida e a iniciativas de solidariedade em terras de missão.

6. Sensibilizar os sacerdotes para a importância do Instituto de Comunhão e Partilha, sendo fundamental dá-lo a conhecer às comunidades cristãs.

7. O senhor Bispo apresentou ao Conselho Presbíteral um relatório do seu ministério pastoral na diocese da Guarda, ao longo do ano de 2006.

Guarda, 21 de Fevereiro de 2007