30 outubro 2006

Alegres no serviço ao irmão


Dê a vida as voltas que der, sabemos sempre que podemos contar com Aquele que tudo criou e que é o primeiro a amar-nos: Deus. É a Ele que devemos entregar mais a nossa vida, o nosso coração,... é a Ele que devemos dar graças por tudo quanto temos... é a Ele que devemos rezar!Deus, na sua imensa sabedoria e bondade está sempre à espera para nos ensinar a amar mais e a perdoar mais. Acontece que nós, por vezes, “fechamos a porta” à voz de Deus. Ele continua a chamar em cada dia. Ele chama por mim,... por ti,... por nós!...A nossa humanidade faz de nós pessoas frias, teimosas, egoístas, mais preocupadas com o próprio “umbigo” do que com os outros.Jesus ensina-nos que devemos estar mais disponíveis para os outros do que para nós mesmos. A maravilha de amar, está em nos esquecermos de nós mesmos e em lembrarmo-nos mais dos outros que estão à nossa volta. «Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a vida» (Mc 10, 45)
mensagem para o mês de Novembro
Pe Ângelo Miguel Nabais Martins

18 outubro 2006

pensamento.....


Cada criança, ao nascer,
traz-nos a mensagem
de que Deus ainda não perdeu
a esperança nos homens.
Tagore

16 outubro 2006

o mês das missões

Este mês é dedicado às Missões. Somos todos convidados a rezar pelos missionários que deixam as suas casas e partem para junto daqules que precisam de apoio espiritual e humanitário. Mas, para além da oração, também somos convidados a partilhar o que de melhor podemos dar aos outros: a nossa disponibilidade. Será bom que cada vez mais tomemos consciência de que todos somos missionários e de que a nossa missão de cristãos não fica "encerrada" dentro das nossas casas, mas que se pode ir mais além. Por isso fica o convite para todos aqueles que quiserem perceber um pouco melhor o que é ser missionário e voluntário missionário, escutar atentamente algumas das palavras que o grupo Guard'África (voluntariado missionário da Diocese da Guarda) irá partilhar connosco no próximo domingo na Eucaristia (12h30m). Até, vamos continuar a rezar por todos os que deixam "casa" para irem ao encontro dos outros.

13 outubro 2006

Formação de Catequistas

No passado sábado, reuniram-se no salão paroquial do Rochoso os catequistas que colaboram nas paróquias dos padres António Coelho e Ângelo Miguel. Este encontro teve como objectivo a partilha de experiências e também marcar o ínicio da catequese paroquial. O Pe Coelho, moderador deste encontro, depois de fazer uma leitura de uma das cartas de S. Paulo, fez uma breve análise da Carta do episcopado português a propósito da Semana da Educação Cristã. O tema da família e a importância dos pais em colaborar na catequese dos filhos, foram temas que mais tarde foram abordados. Foi unânime a ideia de que os pais deveriam ir levar os seus filhos à catequese, bem como devem ir buscá-los, e quem sabe, participar algumas vezes na catequese.
Depois deste encontro inicial de catequistas destas doze paróquias, ficou já agendado que se iria realizar outro encontro pela altura do natal, da quaresma, no mês de Maio e, no fim do ano de catequese, se iria realizar um passeio conjunto da catequese.
Até lá, continuarão a funcionar as formações mensais a cada conjunto de paróquias (dadas pelos párocos) e sempre que houver uma actividade nova, por aqui passaremos para anunciar.
Continuamos a caminhar com Jesus, unidos no amor.