30 setembro 2006

unidos em JESUS


Jesus faz-nos irmãos com Ele e uns com os outros. Nesta fraternidade/irmandade vive cada comunidade cristã. È missão de todos e cada um olhar e dar atenção aquele que mora ao nosso lado e que precisa das nossas palavras, dos nossos gestos, da nossa atenção e da nossa presença. Estar unido em Jesus é olhar o mundo que nos envolve e ver em todos a imagem d’Ele.Deus ao criar o mundo cria-o por amor, por isso tudo que nos envolve é amor e nós somos e devemos ser esse mesmo amor. A comunidade cristã tem de ser a transparência do amor de Deus, amor este que só nasce e é alimentado com o contributo de todos.Somos convidados a aceitar a proposta de Jesus: «Amai-vos uns aos outros como eu vos amei». Temos hoje, mais do que nunca, de viver o amor, mas não o amor como nós o entendemos à maneira humana, mas sim o amor de Deus: um amor de gratuidade, de caridade, de humildade, de partilha.Assim, pedimos a Jesus que ilumine os nossos corações para que nos amemos uns aos outros como Ele nos ama. Só assim seremos felizes e faremos os outros felizes.

Pe Ângelo, pároco (mensagem para o mês de Outubro)

14 setembro 2006

Algo que chama a atenção

O vazio educativo provoca abortos vocacionais

“A crise das vocações ao sacerdócio ou à vida religiosa não pode ser compreendida de um modo isolado do contexto cultural da nossa época nem do contexto da vivência da fé nas nossas comunidades” – realçou D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, numa Nota Pastoral intitulada «Descobrir a beleza e a alegria da vocação cristã». E acrescenta: “é antes de mais uma crise cultural. Hoje sente-se a falta de uma “cultura vocacional” que se reflecte em vários âmbitos: crise da vocação ao matrimónio, à vida política, à vida sindical, à vida associativa”.Com a actual cultura da distracção e a “orfandade educativa nas famílias”, o Bispo de Leiria-Fátima refere que este clima “suscita e alimenta a cultura da indecisão”. “Quantos abortos vocacionais - que impedem o desabrochar da semente da vocação – por causa do vazio educativo!” – adianta. Nas comunidades cristãs reina “uma amnésia vocacional” porque os cristãos pensam que a questão das vocações “não lhes diz respeito: é assunto do bispo e dos padres”. Perante estes factos, D. António Marto apela: “a crise representa um desafio em ordem a assumir com novo ardor a pastoral vocacional e a encontrar novos caminhos”No documento - publicado recentemente -, o pastor pede aos jovens para que “não vos deixeis cair na indiferença, na superficialidade e na mediocridade de vida. Procurai dar à vossa vida um projecto belo”.

in http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia.asp?noticiaid=36965

02 setembro 2006

Férias do Pároco

Atendo as férias do Pároco, Pe. Ângelo Martins, nos próximos domingos 10 e 17 de Setembro, não haverá celebração Eucarística na Paróquia. Por isso, e derivado à importância de celebrar o Domingo, todos os fiéis são convidados a participar na celebração da Eucaristia mais próxima.
Dia 14 Setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz
Eucaristia às 19h30m na Igreja Paroquial
Dia 21 Setembro, Festa do Apóstolo S. Mateus
Eucaristia às 19h30m na Igreja Paroquial