08 junho 2012

Novo Bispo Auxiliar de Braga é António Moiteiro Ramos da Diocese da Guarda


Mensagem ao Presbitério da Diocese da Guarda
No dia da nomeação de D. António Manuel Moiteiro Ramos para Bispo  Auxiliar de Braga


E Deus resolveu passar, mais uma vez, pelo nosso Presbitério!
Agora para  chamar um de nós, o Rev.do Padre António Manuel Moiteiro Ramos, para o Ministério Episcopal, que vai exercer como Bispo Auxiliar de Braga e titular da sede de Cabarsussi.
Demos abundantes graças ao Senhor que olhou para o nosso Presbitério e decidiu chamar um dos nossos para o exercício deste importante serviço na vida da Igreja.
Todos sabemos que ao Rev.do Padre António Manuel Moi­teiro Ramos não faltam qualidades para o exercício deste importante múnus, também elas dom do Espírito Santo. Conhecemos o seu amor à Igreja, a sua entrega sem reservas às causas do Reino de Deus, pelos serviços prestados ao lon­go dos seus 30 anos de Padre, na nossa Diocese,  quer como responsável pela formação e pela catequese, quer como orientador espiritual, nomeadamente ao serviço do Seminário, quer como pastor à frente de comunidades paroquiais, a última das quais a Sé e também S. Vicente, quer ainda pelo seu empenho na renovação da Liga dos Servos de Jesus e em particular na condução do processo de beatificação e canonização do Sr. D. João de Oliveira Matos. Também o Sr. D. João de Oliveira Matos, um dia, foi chamado a partir desta nossa Diocese para a Arquidiocese de Braga, acompanhando o Sr. D. Manuel Vieira de Matos e aí permaneceu durante cinco anos.
O último sacerdote do nosso Presbitério a ser chamado para o exercício do Ministério Episcopal foi o Sr. D. João Saraiva, eleito Bispo Auxiliar de Évora em Setembro de 1965. Foi Bispo do Funchal e depois Bispo de Coimbra até 1976. Esta última chamada aconteceu há quase 47 anos. Por sua vez, a última Ordenação Episcopal na nossa Catedral da Guarda foi a do Sr. D. João de Oliveira Matos, em Julho de 1923. Esperamos voltar à nossa Sé, em 12 de Agosto próximo, para viver mais uma Ordenação Episcopal, desta vez a do nosso D. António Manuel Moiteiro Ramos
Desejamos que esta passagem do Senhor pelo nosso Presbitério seja nova motivação para todos nós sacerdotes sermos mais sacerdotes, na fidelidade aprofundada à nossa vocação. Seja novo impulso ao nosso empenho pela promoção das vocações sacerdotais, na nossa Diocese, que tem invejável tradição em fazer despertar vocações para os seus seminários, mas também para os seminários de outras dioceses do país e para as Ordens Religiosas missionarias.
Desejamos, nesta hora, acompanhar D. António Manuel Moiteiro Ramos com a nossa persistente oração, a fim de que ele, para as novas responsabilidades episcopais, leve consigo o entusiasmo sacerdotal que lhe conhecemos e possa, agora na Arquidiocese de Braga, que saudamos na pessoa do seu Arcebispo D. Jorge da Costa Ferreira Ortiga, ser o “Bispo servidor do Evangelho e da esperança no mundo” (JOÃO PAULO II – Exortação Apostólica pós-sinodal Pastores Gregis, 2003, n. 5).

Guarda e Paço Episcopal, 08. 06. 2012

+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda